ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL JOÃO SPADARI ADAMI

Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 318

Bairro: Nossa Senhora de Lourdes

Cidade / CEP: Caxias do Sul, RS / 95.010-000

Telefone:(54) 3901-1318
                                                       
E-mail: arquivohistorico@caxias.rs.gov.br

Redes Sociais (link):
https://www.facebook.com/ArquivoHistoricoMunicipalJoaoSpadariAdami/

Site: arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br

Horário de Funcionamento (normal):
Atendimento interno (Prefeitura de Caxias do Sul e Secretarias) – 8 às 17 horas
Atendimento externo (pesquisadores e comunidade em geral) – 10 às 16 horas

Horário de Funcionamento (pandemia):
Atendimento interno (Prefeitura de Caxias do Sul e Secretarias) – 8 às 17 horas
Atendimento externo (pesquisadores e comunidade em geral) – suspenso ou restrito , dependendo da classificação da bandeira.

Finalidade do Arquivo: o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como finalidade receber, guardar, preservar e dar acesso ao patrimônio documental do Município de Caxias do Sul.
Seu acervo é divido em três Unidades: Unidade Arquivo Público, que detém a documentação constituída por conjuntos documentais produzidos por órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, em decorrência de suas funções administrativas; Unidade Arquivos Privados, que mantém documentação proveniente de doações da comunidade e constituída por conjuntos documentais de diferentes suportes, produzidos e/ou acumulados por indivíduos, famílias ou instituições de caráter privado; a Unidade Banco de Memória Oral, cuja documentação é constituída de entrevistas com enfoque à história de Caxias do Sul e região, produzidas pela própria instituição.
O Arquivo Histórico Municipal também desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município.

Serviços Prestados: atendimento presencial e on-line; ações educativas por meio de visitas guiadas e eventos culturais; emissão de certidões para fins previdenciários.
.

As duas imagens referem-se ao Álbum “Recordação das Colônias Conde D’Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias”, que documenta os primórdios da imigração italiana no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1885 e 1897. Foi doado ao AHMJSA, em 1977, por Siena Maria Calcagnotto Darsie e sua filha, Luiza Helena Darsie. DSC_7474.jpg: Fotografia da Capa do Álbum Fotográfico “Recordação das Colônias Conde D’Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias”. Código de referência: BR RS APMCS DIR-AL-C DSC_7476.jpg: Fotografia do Álbum “Recordação das Colônias Conde D’Eu, Dona Isabel, Alfredo Chaves, Antonio Prado e Caxias”: Barracão dos Imigrantes da Colônia Caxias, local onde as famílias eram cadastradas e aguardavam a destinação dos lotes. Construído em 1885, situava-se nas terras do governo do Estado, entre as atuais ruas Feijó Júnior e Coronel Flores, Bairro Pio X. Durante a Revolução Federalista de 1893-1895, o prédio serviu de quartel para as forças republicanas. Local: Colônia Caxias, atual município de Caxias do Sul. Data: 1885-1895. Autoria não identificada. Código de referência: BR RS APMCS DIR-AL-F 24 Álbum e imagens disponíveis em http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/album-fotografico-3