ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE ERECHIM JOAREZ MIGUEL ILLA FONT

Endereço: Avenida Pedro Pinto de Souza, nº 100, Erechim / RS.

Telefone: (54) 3522 9284

E-mail: arquivohistorico@erechim.rs.gov.br

Redes Sociais: instagram:@arquivohistoricoerechim e facebook.com/AHMErechim

Horário de Funcionamento: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h.

 

O Arquivo Histórico Municipal Joarez Miguel Illa Font agrega informações desde o início da colonização do Alto Uruguai Gaúcho.

Castelinho: O Castelinho é um dos prédios mais antigos construídos em madeira, tendo sido construído de 1912 a 1915. No início da colonização de Erechim, abrigou a Comissão de Terras, um escritório que projetou e demarcou ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais do Município e coordenou todo o processo imigratório, auxiliando os colonos com ferramentas, ajuda monetária, locomoção até os lotes, animais e diversos outros auxílios.

Uma peculiaridade foi a técnica construtiva utilizada: em todo o edifício não foram utilizados pregos. Tudo foi fixado por meio de encaixes e pinos feitos na madeira. Custou 28 contos de réis, e foi tombado como patrimônio público do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 1978, e em 1998 passou a ser propriedade do município de Erechim.

(Já essa foto a qual estamos enviando para vocês no ano de 1923, na revolução que ocorreu no estado, a qual o prédio (comissão de terras) castelinho transformou-se num Hospital para atender os Chimangos.

 

 

© 2020 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.