© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA

Endereço: Rua Appel, 900

Bairro: Nossa Senhora de Fátima

Cidade / CEP: 97015-030

Telefone: 55 3222-8300

E-mail: arquivohistoricosm@gmail.com

Site: http://web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico/

Redes Sociais (link): @arquivohistoricosm

Horário de Funcionamento: 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:30

Finalidade do Arquivo: De acordo com a Lei de Criação do AHMSM, número 784, de 22 de dezembro de 1958, conservar todos os objetos e documentos relativos à história de Santa Maria.

 

Serviços Prestados: Pesquisas na Sede do AHMSM. Acervo Digital - http://web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico/. Aulas no Arquivo. Visitas Guiadas. Exposições. Realização de Eventos – Oficinas, Palestras, Encontro de Pesquisadores, Contação de Histórias.

Acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Título: Vila Belga – Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Local: Santa Maria/RS.

Data: dezembro de 1998.

Fotógrafo: Carlos Blaya Perez.

Descrição: A Vila Belga é considerada o primeiro conjunto habitacional construído no Estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em 1903, com o objetivo de servir de moradia para empregados da Viação Férrea. Seu idealizador foi o engenheiro belga Gustave Wauthier, diretor da Compagnie Auxiliaire dés Chémins de fer du Brésil, arrendatário da viação férrea no sul do Brasil. O conjunto habitacional é representado por 84 residências, de estilo belle époque, e segue os moldes das cidades operárias belgas e francesas. Conta com paredes robustas e altas, peças amplas, aberturas emolduradas e porões espaçosos. Registra-se em todo o complexo residencial a influência art nouveau, da Bélgica. A Vila Belga foi tombada em 6 de junho de 1988 como patrimônio municipal e em 2000 como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.