© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.

CINEMATECA CAPITÓLIO – CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA CAPITÓLIO

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085

Bairro: Centro Histórico

Cidade / CEP: 90010311

Telefone: (51) 3289 7463 / 7464/ 7469/ 7467                                                   

E-mail: cdmcapitolio@gmail.com ou pesquisacapitolio@gmail.com

Site: http://www.capitolio.org.br/

Redes Sociais (link): https://www.facebook.com/cinemateca.capitolio/

http://cinematecacapitolio.blogspot.com.br/

Horário de Funcionamento: De terças as sextas-feiras das 9h as 12 e das 13:30 as 17:30.

Finalidade do Arquivo: O Centro de Documentação e Memória Capitólio Petrobras tem por finalidade preservar e divulgar a Memória do Audiovisual Gaúcho e Nacional.

Localizado no terceiro andar do prédio, o Centro de Documentação e Memória reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional, com o objetivo de atender pesquisadores da área e demais interessados pelo tema. Possui duas salas de pesquisa, uma sala de tratamento técnico de filmes e três salas de arquivos para guarda de filmes em diferentes suportes.

Serviços Prestados:

Atendimento à pesquisa

O atendimento à pesquisa é realizado pela biblioteca que possui dois espaços de atendimento, um para atendimento a pesquisa do material bibliográfico e documental e um segundo espaço equipado para atendimento a pesquisa de filmes em vídeo.

  • Levantamentos bibliográficos e arquivísticos para pesquisas;

  • Desenvolvimento de pesquisas históricas (históricos e cronologias);

  • Desenvolvimento de exposições históricas e /ou temáticas sobre o cinema;

  • Disponibilização da informação em banco de dados e imagens.

As pesquisas nos materiais bem como a utilização das salas de pesquisa são de uso gratuito.

pesquisacapitolio@gamail.com ou pelo telefone (51) 3289 7463

 

Recebimento de Doação de Acervos

Recebemos acervos diversos ligado ao cinema como: vídeos em VHS, DVD, Blu-ray, HD, filmes em películas, documentos como fotografias, roteiros, recortes de jornais, relatórios, folders, cartazes, folhetos, livros, revistas, informativos, peças históricas, etc.

cdmcapitolio@gmail.com  ou pelo telefone (51) 3289 7463 / 7464
 

Visitas Guiadas

Visita pelo interior da Cinemateca Capitólio inaugurada em março de 2015 com a proposta de conhecer o prédio histórico construído entre 1927-1928, seus espaços e serviços. As visitas são realizadas com agendamento prévio.

Contato para agendamento:
cdmcapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289 7463 / 7464

A primeira planta arquitetônica do Cine- Theatro Capitólio é de 1927, foi projetada pelo arquiteto paulista Domingos F. Rocco a pedido de José Faillace, alfaiate e comerciante que mandou construir o prédio inaugurado em 12 de outubro de 1928, como uma fachada imponente em estilo eclético com influência açoriana e colonial portuguesa foi considerado o maior e mais completo complexo de diversões da época.
A segunda planta foi projetada pelos arquitetos Marcelo Fernandez e Telmo Stensmann que adaptaram internamente o prédio para ser uma Cinemateca composta por sala de cinema, sala multimídia, galeria de exposições, espaço para cafeteria, além de contar com um centro de documentação e memória especializado em cinema, composto por arquivos de filmes em películas, arquivo de filmes em Multimeios, biblioteca com acervo arquivístico e bibliográfico e duas salas de pesquisas.
A obra de restauração durou 10 anos, sendo inaugurada a Cinemateca Capitólio em 27 de março de 2015. Porto Alegre é uma das poucas cidades no mundo que preservou um grande cinema de rua, inaugurado no período áureo dos imponentes palácios de cinema e que hoje guarda a memória do cinema e serve como um exemplar vivo dos cinemas de calçada.