© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.

CIA CARRIS PORTO ALEGRENSE - MEMÓRIA CARRIS

Endereço: Rua Albion, 385.

Bairro: Partenon.

Cidade / CEP: Porto Alegre – 91530-010

Telefone: 3289 2147.

E-mail: memoria@carris.com.br

Site: www.carris.com.br

Redes Sociais (link):

Horário de Funcionamento: 8:00 até 12:00; 13:30 até 17:30.

 

Finalidade do Arquivo: A finalidade do setor Memória Carris é conservar, preservar e divulgar a história centenária da Cia. Carris Porto Alegrense.

 

Serviços Prestados: O Memória Carris preserva parte do acervo histórico da Carris, composto por objetos, documentos, fotografias e gravações de áudio e vídeo. A divulgação deste acervo e da história da Cia. Carris é feita através das redes sociais (blog e facebook) e de exposições produzidas interna e externamente. Nossa principal ferramenta de divulgação é o Museu Itinerante Memória Carris, que circula por Porto Alegre apresentando parte da história da empresa de transporte público mais antiga em funcionamento do Brasil.

Trata-se de uma ação da empresa “Carris Urbanus de Porto Alegre”, criada em 1892 e que teve o início de suas operações em janeiro de 1893. Vinte anos mais nova que a Cia. Carris Porto-Alegrense, a Carris Urbanos também operava com bondes a tração animal.

A empresa foi criada para atender as regiões do Partenon, Independência, e Floresta. Como os veículos da Urbanos eram menores que os da Carris Porto Alegrense, eles foram apelidados pela população como os bonde “caixa de fósforo”. No ano de 1906 foi criada a Companhia Força e Luz Porto Alegrense, que uniu a Companhia Carris Porto Alegrense, a Carris Urbanus Porto Alegrense e a Fiat Lux. Esta nova empresa passou a ter a responsabilidade de fornecer energia e transporte elétrico para a população de Porto Alegre. Em 1928 a “Força e Luz” é desmembrada. O transporte pelos bondes elétricos passa a ser responsabilidade da Cia. Carris Porto Alegrense, que neste momento, havia incorporado a antiga Carris Urbanus de Porto Alegre.

Na documentação exposta, é possível ler: “Companhia Carris Urbanus – Constituída em cinco de março de 1892. Esta ação de valor de 200 mil réis, e de número cinqüenta e dois, confere ao seu legítimo possuidor os direitos, vantagens e ônus estabelecidos nos Estatutos”. Também é possível observar as datas em que foram realizadas entradas de capital na empresa entre 1892 e 1894.