CIA CARRIS PORTO ALEGRENSE - MEMÓRIA CARRIS

Endereço: Rua Albion, 385, bairro Partenon, Porto Alegre / RS, 91530-010.

Telefone: 3289 2147.

E-mail: memoria@carris.com.br

Site: www.carris.com.br

Redes Sociais (link):

Horário de Funcionamento: 8:00 até 12:00; 13:30 até 17:30.

 

Finalidade do Arquivo: A finalidade do setor Memória Carris é conservar, preservar e divulgar a história centenária da Cia. Carris Porto Alegrense.

 

Serviços Prestados: O Memória Carris preserva parte do acervo histórico da Carris, composto por objetos, documentos, fotografias e gravações de áudio e vídeo. A divulgação deste acervo e da história da Cia. Carris é feita através das redes sociais (blog e facebook) e de exposições produzidas interna e externamente. Nossa principal ferramenta de divulgação é o Museu Itinerante Memória Carris, que circula por Porto Alegre apresentando parte da história da empresa de transporte público mais antiga em funcionamento do Brasil.

Arquivo em construção. Pesquisa mediante consulta.

Trata-se de uma ação da empresa “Carris Urbanus de Porto Alegre”, criada em 1892 e que teve o início de suas operações em janeiro de 1893. Vinte anos mais nova que a Cia. Carris Porto-Alegrense, a Carris Urbanos também operava com bondes a tração animal.

A empresa foi criada para atender as regiões do Partenon, Independência, e Floresta. Como os veículos da Urbanos eram menores que os da Carris Porto Alegrense, eles foram apelidados pela população como os bonde “caixa de fósforo”. No ano de 1906 foi criada a Companhia Força e Luz Porto Alegrense, que uniu a Companhia Carris Porto Alegrense, a Carris Urbanus Porto Alegrense e a Fiat Lux. Esta nova empresa passou a ter a responsabilidade de fornecer energia e transporte elétrico para a população de Porto Alegre. Em 1928 a “Força e Luz” é desmembrada. O transporte pelos bondes elétricos passa a ser responsabilidade da Cia. Carris Porto Alegrense, que neste momento, havia incorporado a antiga Carris Urbanus de Porto Alegre.

Na documentação exposta, é possível ler: “Companhia Carris Urbanus – Constituída em cinco de março de 1892. Esta ação de valor de 200 mil réis, e de número cinqüenta e dois, confere ao seu legítimo possuidor os direitos, vantagens e ônus estabelecidos nos Estatutos”. Também é possível observar as datas em que foram realizadas entradas de capital na empresa entre 1892 e 1894.

 

 

© 2020 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.