MEMORIAL E ESPAÇO CULTURAL CASA DO LEITE

Endereço: Deolindo Manoel Selao, 71, bairro Parque da Matriz, Cachoeirinha / RS, 94950-705.
Telefone: (51) 3439 3146
E-mail: casadoleite@cachoeirinha.rs.gov.br
Site: www.cachoeirinha.rs.gov.br
Redes Sociais (link):

http://www.cachoeirinha.rs.gov.br/portal/index.php/casa-do-leite e facebook.com/casadoleitecachoeirinha/
Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00

 

Finalidade do Arquivo: As principais finalidades do Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite são: recolher, inventariar, estudar, divulgar, mapear, identificar, catalogar, preservar, conservar e restaurar acervos históricos públicos no âmbito municipal, bem como desenvolver, produzir e divulgar a pesquisa sócio-histórica e cultural da cidade. Além disso, laborar, organizar, montar exposições históricas e artístico-culturais.
 

Serviços Prestados: O Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite é um equipamento cultural vinculado a Secretaria Municipal de Cultural, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha e seu Arquivo Histórico integra o Sistema Municipal de Arquivos subordinado ao Arquivo Central da Secretaria Municipal de Modernização Administrativa e Gestão Municipal. Na Casa do Leite, são elaboradas, organizadas e montadas exposições históricas e artístico culturais, assim como, oficinas, seminários, cursos e outros, em conjunto com os setores de eventos, relativos ao exercício das artes visuais, à história local e regional, bem como às demais áreas da cultura. Coordenam-se também, juntamente à Comissão Permanente de Avaliação e Pesquisa do Patrimônio Ambiental Histórico-Cultural, os processos de pesquisa e tombamento do patrimônio histórico e cultural localizados no Município.

O Arquivo Central de Cachoeirinha é hoje administrativo, porém, o município possui um pequeno acervo já catalogado por historiadores que está abrigado no Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite, subordinado a Secretaria de Cultura, mas fazendo parte do Sistema de Arquivos, caracterizando-se por um acervo histórico. Desta fora, os historiadores selecionaram partes de conjuntos documentais que representam o município de alguma forma.

 

 

© 2020 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.