© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.

ARQUIVO GERAL DO CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL DA SANTA CASA DE PORTO ALEGRE

Endereço: Avenida Independência, 75
Bairro: Independência  
Cidade / CEP: Porto Alegre / 90035-070
Telefone: (51) 3214-8255 / (51) 3213-7258
E-mail: pesquisa.chc@santacasa.tche.br
Site: http://www.centrohistoricosantacasa.com.br
Redes Sociais (link): 
https://pt-br.facebook.com/CentroHistoricoCulturalSantaCasaPortoAlegre
https://www.instagram.com/centroculturalsantacasa/
Horário de Funcionamento: 
Sala de Pesquisa
Terças e sextas-feiras, das 9h às 13h
Quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h

 

Finalidade do Arquivo: O Arquivo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recolhe, conserva, organiza e disponibiliza os documentos provenientes de todas as unidades da Instituição, além dos acervos privados recebidos, de interesse para a memória da Santa Casa. Oferece condições para o acesso à informação sob sua guarda, além de incentivar a produção do conhecimento científico e cultural. É composto por manuscritos, impressos, plantas, mapas, filmes, fitas de áudio, vídeos e registros iconográficos, como fotografias, negativos, cartazes, postais, pôsteres, desenhos, gravuras e ilustrações, além de jornais e revistas com matérias alusivas à Instituição ou por ela produzidas. 

Serviços Prestados: O Arquivo oferece e disponibiliza documentos para a produção do conhecimento nos âmbitos da história política, social, econômica, cultural, das religiões, da história do cotidiano, do trabalho, da saúde, das doenças, da morte, da escravidão/liberdade, da loucura, da imigração, do abandono e da infância. Contribui, ainda, para os processos de dupla cidadania e pesquisas genealógicas. 
Através do CHC, faz convênios com faculdades e universidades para estágios e estudos complementares. A partir de agenda prévia, realiza palestras e visitas guiadas sobre a história da Santa Casa; indica as possibilidades de pesquisa em seu acervo; informa sobre a política de Gestão Documental que desenvolve; ministra oficinas de educação para o patrimônio, atendendo às peculiaridades dos grupos; e promove cursos nas áreas de História e Preservação.