CASA DE MEMÓRIA EDMUNDO CARDOSO
Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2712, Bairro Centro, Santa Maria / RS, 97050-600.
Telefone: (55) 3221 3154 / 3221 5626 / 9963 6709
E-mail: casamemoriaedmundocardoso@gmail.com
Blog: http://casamemoriaedmundo.wordpress.com
Coordenação: Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May Cardoso Santos
Horário de Funcionamento: Terça a quinta-feira - 14h às 18h.
Finalidade do Arquivo: É uma Instituição privada, constituída por um Arquivo, Biblioteca e Acervo Museológico. É um centro de pesquisa por excelência, frequentada principalmente por universitários e pesquisadores da cidade e de outras regiões. A Casa tem editadas obras com material pertencente à CMEC: “Santa Maria: Vivências e Memórias de Edmundo Cardoso”; “O Edmundo que eu conheci” e um documentário realizado por Luiz Alberto Cassol, em 2015. A divulgação do acervo é feita também por meio de pesquisas, entrevistas, palestras, exposições itinerantes e ação educativa nas escolas.
Serviços prestados: A Casa possui um Guia do Arquivo da Casa de Memória Edmundo Cardoso organizado pelas arquivistas que desde 2008, trabalham na Casa. Está estruturado da seguinte forma: uma breve biografia de Edmundo Cardoso; um resumo histórico da CMEC e sua constituição; informações sobre sua localização e acesso, como horários de atendimento, condições e normas para consulta aos documentos; os serviços oferecidos à comunidade; resumo do Arquivo da Instituição, contendo a sua finalidade e um mapeamento panorâmico do acervo documental; e finalmente, a descrição dos fundos e coleções, organizados ao longo do trabalho arquivístico implementado na Casa de Memória.
Pesquisas mediante agendamento.
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CASA DE MEMÓRIA EDMUNDO CARDOSO - AACMEC
Em abril de 2015 foi fundada a Associação dos Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso – AACMEC com o propósito de apoiar a Casa de Memória Edmundo Cardoso, dada a seu importante papel cultural e de preservação da memória de Santa Maria e região. Nestes cinco anos de existência a AACMEC vem cumprindo o seu objetivo de promover a valorização e o aprimoramento administrativo, técnico e cultural da CMEC, com a realização de projetos aprovados pela Lei de Incentivo de Santa Maria, Pro-Cultura –RS e promovendo cada vez mais as atividades e eventos e divulgando o acervo deixado por Edmundo Cardoso.



RESUMO BIOGRÁFICO - EDMUNDO CARDOSO
Data de Nascimento: 29 de Janeiro de 1917
Data de falecimento: 05 de Dezembro de 2002
Filiação: Pai – Etelvino Cardoso
Mãe – Regina Diehl Cardoso
Formação: Concluiu seus estudos no antigo Colégio Fontoura Ilha, diplomando-se no curso de Guarda-Livros em 1932, aos 15 anos de idade.
Atuação Profissional:
1. Iniciou sua vida jornalística após sua formatura em 1932, no jornal Diário do Interior, tendo ai permanecido até seu fechamento em 1939. Atuou no jornal A Razão como cronista, memorialista e pesquisador com destaque a história da cidade. Foi diretor deste jornal por um curto espaço de tempo. Publicou artigos e crônicas em outros jornais e revistas da cidade, tendo atuado como correspondente, na cidade, de outros jornais do Estado.
2. Funcionário da Justiça Estadual: foi Avaliador Judicial e Escrivão do 2º Cartório de Civil e Crime da Comarca de Santa Maria, atividade na qual se aposentou e que exerceu por mais de 40 anos.
3. Cronista radiofônico: atuou na Rádio Imembui, por mais de 10, anos entre as década de 1970-1980, tendo recebido o Prêmio Imembui em 1974.
Atuação Sócio-Cultural:
-
Foi um dos fundadores do Grêmio Literário Castro Alves – década de 1930
-
Idealizador e fundador do 1º Centro Cultural de Santa Maria – 1939.
-
Um dos fundadores do Atheneu Graça Aranha.
-
Idealizador e fundador em 1943, da , 1ª entidade amadorista, teatral organizada, que perdurou por mais de 40 anos e encenou mais de 40 peças, pela cidade, interior do estado, incluindo o fato inédito de3 temporadas no Theatro São Pedro em Porto Alegre, e participado de vários festivais fora do estado e obtido vários prêmios. Ao longo de sua existência o grupo manteve-se como uma grande família, irmanados no amor pela arte teatral.
-
Idealizador e fundador do 1º Clube de Cinema de Santa Maria, de 1950-1961
-
Fundador da Associação dos Serventuários da Justiça de Santa Maria e da Associação dos Serventuários da Justiça do Rio Grande do Sul e membro de sucessivas diretorias.
-
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria, tendo participado de várias diretorias.
-
Membro da Academia Riograndense de Letras, tendo ocupado a cadeira nº 28, que pertenceu ao escritor e teatrólogo João Belém.
-
Membro e sócio da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
Obras Publicadas:
-
Coletânea das Leis Municipais de Santa Maria, em 9 volumes que engloba o período de 1892 a 1940.
-
Um Momento na Vida do Município de Santa Maria, publicado em 1942.
-
Uma Loja Uma Vida, em 1974.
-
História da Comarca de Santa Maria 1878 -1978.
-
Participou do Planejamento e organização gráfica em 1961, de
Distinções Recebidas:
-Homenagem do Poder Público Municipal, através da Secretaria de Município da Cultura de Santa Maria em 1997.
-- Homenageado Especial do 1º Festival de Artes Cênicas de Santa Maria, em 2000.
- Patrono da 28ª Feira do Livro de Santa Maria em 2001.
- Homenageado com o espetáculo de leitura dramática, Trajetória Teatral de Edmundo Cardoso, no Theatro Treze de Maio, 2001, pelo Programa Cultural APUSM
- Troféu Vento Norte, no 1º Festival Nacional de Vídeo-Cinema de Santa Maria, em 2002.
- Medalha de Mérito Teatral Edmundo Cardoso, criada pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria em 2003.
- Um dos homenageados da FEISMA em 2005.
- Patrono da Cadeira nº24 da Academia Santamariense de Letras
- Homenageado Póstumo da Feira do Livro de 2017
Participação em documentários
- “Trajetória Cultural de Edmundo Cardoso” realizado no ano de 1997 e dirigido pela Professora Nair D`Agostini do Curso de Artes Cênicas da UFSM.
- Homenageado com o documentário “Edmundo uma Vida Multifacetada” realizado em 2015, roteirizado e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol.
Foi um homem que dedicou sua vida a arte e a cultura da cidade, tendo preservado durante a sua vida um importante acervo da história e de autores Santa-Marienses e do Rio Grande do Sul. Este acervo também inclui outras obras literárias, com ênfase a Cinema e Teatro.
Esse acervo deu origem a “Casa de Memória Edmundo Cardoso”, entidade privada em organização, que se constitui num centro de pesquisa por excelência, especialmente para estudantes de nível universitário e pesquisadores. A Casa de Memória já possibilitou a elaboração de trabalhos de conclusão de curso universitário, teses de mestrado e doutorado. Seu acervo deu origem à publicação de duas obras e ainda em organização, um terceiro livro, contendo crônicas e artigos de Edmundo Cardoso sobre Santa Maria antiga.
O acervo documental e fotográfico da Casa de Memória tem possibilitado a realização de exposições, que retratam por meio de fatos e fotos, o passado e a evolução de Santa Maria. Essas exposições encontram-se disponíveis para apresentações sempre que forem solicitadas.