ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº 8670, prédio 42113, Bairro Agronomia, Porto Alegre / RS.

Telefone: 51 3308 - 8177

E-mail: arqc@ufrgs.br

Horário de Funcionamento: 8:30 às 17h

Finalidade do Arquivo: Gestão, Preservação e Acesso do acervo arquivístico custodiado.

 

Serviços Prestados:

Arquivamento, desarquivamento, digitalização de processos administrativos oriundos das atividades meio e atividades fim da Universidade.

Armazenamento, guarda e disponibilização de documentos ao público interno.

Assessoramento técnico arquivístico aos arquivos setoriais da Universidade

Atendimento ao público externo;

Capacitações em gestão de documentos;

Criação de tipos de processos/documentos no SEI-UFRGS.

Trata-se do requerimento de matrícula de Leonel de Moura Brizola, para o 4o ano do curso de Engenharia Civil. Data tópica: Porto Alegre. Data cronológica: 19 de fevereiro de 1948. O documento faz parte de um processo administrativo de ordenamento de matrícula, cujo interessado é Leonel de Moura Brizola.

Nome do Produtor: Escola de Engenharia

 

História administrativa:

A Escola Engenharia foi fundada em 10 de agosto de 1896, então denominada como Escola de Engenharia de Porto Alegre. Sua fundação foi iniciativa de engenheiros militares e contou com o apoio da sociedade sul-rio-grandense, através de doações de personalidades da época, pois a Escola foi criada como instituição pública, mas era mantida com investimento privado. Era formada por diversas seções de ensino, estruturados em diferentes institutos, como o Instituto Parobé, Instituto Astronômico e Instituto Borges de Medeiros, entre outros, que posteriormente deram origem aos atuais departamentos que compõem a Escola. Hoje, a Escola de Engenharia é composta por 13 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação.

 

História arquivística:
Documento produzido pela instituição no desenvolvimento de atividade-fim de requerimento de matrícula. Processo cadastrado em 10/08/2012, tendo sido identificado como documento histórico pela CPAD, porém não se têm registros de qual setor encaminhou o processo para o Arquivo Central. O processo foi higienizado e restaurado.

 

Procedência:
O item documental faz parte do acervo arquivístico custodiado pelo Arquivo Central da

Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tem como órgão produtor a Escola de Engenharia e faz parte da série "Registros Acadêmicos". A classificação, de acordo com o Código de classificação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior é 125.22 (Inscrição em disciplinas. Matrícula semestral em disciplina).

 

 

© 2020 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.