MUSEU DE HISTÓRIA DA MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL

Endereço: Avenida Independência, 270

Bairro: Independência

Cidade / CEP: Porto Alegre / 90035-070

Telefone: 30292900

E-mail: reservatecnica@simers.org.br

Redes Sociais (link): facebook.com/muhmrs

instagram.com/muhm_rs

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h à 18h

Finalidade do Arquivo: O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul tem como missão promover o interesse pela história da medicina e da saúde, como uma ferramenta de compreensão da realidade, por meio da preservação, investigação e divulgação do  patrimônio cultural médico através de exposições, ações educativas e publicações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Serviços Prestados:

Visitas Mediadas e Pesquisa

Ata de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre de 26 de fevereiro de 1854 / Fundo SOCIEDADE PORTUGUESA DE BENEFICÊNCIA

Fundada em 26 de fevereiro de 1854, na sala de sessões da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foi fundada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre. Esta instituição foi a primeira sociedade de socorros mútuos criada no Rio Grande do Sul e seu modelo foi explicitamente o da homônima do Rio de Janeiro, criada em 1840.

A criação de um hospital para a assistência aos sócios sempre foi um dos objetivos de todas as sociedades desse gênero. Em Porto Alegre, antes da criação deste órgão os sócios eram tratados na Santa Casa de Misericórdia, através de um convênio firmado. Em 1858 uma casa foi adquirida na antiga Rua da Figueira, hoje Cel. Genuíno, para servir como hospital. A partir de 1861 tornou-se iminente a construção de um prédio maior, devido, principalmente, ao aumento no número de sócios. Com recursos provenientes dos associados, legados e empréstimos foram comprados outros dois prédios, logo destruídos para dar lugar à construção do novo hospital. Em 1867 foi lançada a pedra fundamental do edifício no terreno situado no Caminho da Aldeia, ou Estrada dos Moinhos de Vento, quase na esquina da Rua União, onde também estava sendo erguida a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (mais tarde, o Caminho da Aldeia passou a denominar-se Independência).

 

 

© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.