MEMORIAL GRUPO ESCOTEIRO GEORG BLACK
Endereço: R. Barão do Cotegipe, nº 415
Bairro: São João
Cidade / CEP: Porto Alegre / RS - 90840-440
Telefone: 51 - 9969-93121
E-mail: arquivogegeorgblack@gmail.com; memorialgegeorgblack@gmail.com
Redes Sociais (link):
Site: www.georgblack.com.br; facebook.com/pg/memorialgegeorgblack/ ;
Horário de Funcionamento (normal): Sábado das 14h às 18h, atendimento presencial, na sede escoteira de Porto Alegre. Informações e/ou solicitações externas, durante a semana, atendidas por email.
Horário de Funcionamento (pandemia): Sem atividade escoteira na sede, não há atendimento externo e trabalho no arquivo. Informação e/ou solicitação, atendida por e-mail.
Finalidade do Arquivo: Preservar a memória do Grupo escoteiro Georg Black e manter sua história e trajetória viva, alicerçando suas bases, valorizando e renovando os vínculos de sentimento de pertencimento. Ser parte de um todo. Para que essa memória seja preservada, contada, narrada, conservada e preservada, o acervo documental físico e digital (fotos, documentos, objetos, patrimônio) está sendo organizando e disponibilizado. Salvaguardando o acervo do Grupo Escoteiro Georg Black, não só se resgata o passado, mas também incentiva o conhecimento da importância e influência do grupo na criação do escotismo no Rio Grande do Sul, além da compreensão de referenciais consistentes na construção do presente e do futuro.
Serviços Prestados: Atendimento presencial quando há atividade na sede e on-line nos demais dias; ações educativas por meio de eventos culturais e empréstimo de livros.











Excursão à "Cascata 48"
Relato da excursão à Cascata 48, em 14.04 a 17.04.1954. Saída de trem , chegando a Novo Hamburgo às 08h em ponto. Descem da estação, iniciando a caminhada, parada na Granja para comer laranja. Continuando a jornada param numa venda em Velha Estância, para comprar farinha. Visitam um curtume, almoçam. Reiniciam a caminhada em direção à Bom Jardim, tendo pela frente uma longa caminha até a Cascata, com pedras e lama. Antes do destino, outra parada para descansar, jantar e pousar. Seguem pela manhã, depois de um lanche, subindo e descendo chegam a Cascata. À 13h, após o almoço retomam a caminhada de volta, passando pelo, visitando uma furna (velha morada abandonada de " índios antigos"), jogaram com sabugos, tomaram banho de calha, dormiram para em forma estar para a Aleluia. Acordaram, brincaram uns com outros, tomaram café , arrumaram as mochilas retomando o caminho da volta, parando num regato para almoçar. O cozinheiro fez a massa sem sal e queimou o arroz. Seguem até Novo Hamburgo às 16h Para embarcar.