© 2019 - REALIZAÇÃO

 

Criado com Wix.

MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM FELIZARDO

Endereço: Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS, CEP 90050-230

telefone: 32898275

horário de funcionamento:

segunda-feira: das 13h às 17h30

terça a sexta-feira: 9h às 17h30

e-mail: museu@smc.prefppoa.com.br

site: www.museudeportoalegre.com.br

facebook: https://www.facebook.com/museudepoa/

twitter: @museudeportoalegre

 

Missão: O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, criado em 1979, tem como missão promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda.

Serviços:

- Pesquisa no acervo fotográfico (9.000 imagens), através de agendamento pelo telefone 32898276

- Pesquisa no acervo tridimensional (1.300 objetos), contato no telefone 32898275

- Pesquisa no acervo arqueológico (200.000 itens), contato no telefone 32898269

- Acessibilidade: visitas especializada para público com deficiência visual e audioguia com leitura de texto e descrição de imagens, catálogo em braile e maquetes táteis. Agendamento no telefone 32898274

- Ação educativa: mediações a visitantes individuais e grupos, atendimento a escolas. Agendamentos no telefone 32898270.

O Solar Lopo Gonçalves, que hoje abriga o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, teve sua construção finalizada por volta de 1850 e permaneceu como propriedade da família Gonçalves Bastos até 1946, quando foi vendido ao empresário Albano Volkmer, que fez algumas reformas, separando unidades habitacionais para ele e sua família e também para empregados de sua fábrica de velas. Em 1966, o Solar foi vendido ao SASSE - Serviço de Assistência Social e Seguro dos Economiários, que tinha a intenção de demolir a casa para a construção de um conjunto residencial para seus associados. A demolição não foi autorizada pela Prefeitura e o Solar foi sendo ocupado por famílias que necessitavam de moradia. Em 1979 a prefeitura fez uma permuta com o Ministério da Previdência, e ficou com a posse do Solar. Neste mesmo ano a construção foi tombada como patrimônio histórico da cidade e foi criado o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, com sua sede provisória em um sobrado da rua Lobo da Costa. Em 1980, tiveram início as obras de restauração do Solar que, a partir de 1982, passou sediar a instituição. Em 1993, o Museu de Porto Alegre passou a denominar-se Joaquim José Felizardo, em homenagem ao historiador e criador da Secretaria Municipal da Cultura. 

 

As fotografias do acervo da Fototeca Sioma Breitman do Museu mostram um pouco desta trajetória do Solar. A proposta de um Workshop de Fotografia com Celular, como atividade da 3ª Semana Nacional de Arquivos veio como uma sugestão para imaginarmos que lugar as fotografias que hoje produzimos digitalmente em larga escala podem ocupar no futuro, ao pensarmos que muitas das fotografias que hoje formam parte do acervo do Museu de Porto Alegre, um dia fizeram parte de arquivos pessoais e familiares. 

 

Fonte: catálogo da exposição permanente "O Solar que Virou Museu - Memórias e Histórias"