Exposição Virtual "Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças",  começou em 2018, como uma atividade participativa na  2ª Semana Nacional de Arquivos, com o apoio da empresa Arxius do Brasil. Em 2019, a Associação dos Amigos do Arquivo Público – AAAP, assume o patrocínio.  É uma proposta de parceria entre o APERS e diversas outras Instituições detentoras de acervos, objetivando a divulgação do patrimônio documental gaúcho, contemplando entidades na capital Porto Alegrense e do interior. Uma realização coletiva, na qual documentos provenientes dos acervos dos partícipes (distintas entidades arquivísticas, centros de documentação e de memória; e demais detentores de acervo de natureza pública ou privada), que remete ao sentimento de pertencimento à comunidade. Expostos conjuntamente, mas distintos nos links, no site, contribuí para difusão e divulgação de informações básicas sobre essas entidades custodiadoras da memória gaúcha.

 

Caminhos dos Arquivos

icone caminhos.png

Este site

icone site.png

É uma exposição virtual, pela qual você pode conhecer alguns dos lugares que preservam os registros documentais que configuram a história e a memória do Rio Grande do Sul. Caminhos dos Arquivos é o resultado da colaboração entre o Arquivo Público do Estado do RS e diversas outras Instituições de arquivo e de memória do Estado. Com objetivo de divulgar informações básicas sobre entidades custodiadoras do patrimônio documental gaúcho, este sítio "web" contribui para aumentar a visibilidade e a inserção social dos lugares que preservam nossa memória.

Projeto gráfico:

Vinícius Ximendes Lopes/ASCOM/SEPLAG

Semana Nacional dos Arquivos

Este evento é promovido nacionalmente pelo Arquivo Nacional, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos: 9 de junho. O tema desta edição, proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos, é: “Empoderando arquivos”.

Esta iniciativa visa a dedicação de um período para realização de eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos, a fim de aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os acervos, serviços e instituições arquivísticas, centros de memória e de documentação, e demais entidades que abrigam acervos documentais. A Semana Nacional de Arquivo compreende, portanto, como um instrumento de acesso à informação, “de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos”.

O Arquivo Público do Estado RS participa da Semana Nacional de Arquivos com este projeto coletivo: Exposição Virtual "Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças".

icone sna.png

Contato/Localização

 

Para falar conosco ou incluir sua instituição, basta envie um e-mail para sna.apers@yahoo.com.

 

R. Riachuelo, 1031 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-273

Segunda—sexta: 8h30–17h

apers.rs.gov.br

apers@seplag.rs.gov.br

Fone 51 3288-1300

icone local.png